segunda-feira, 26 de setembro de 2011

OS DESAFIOS DE DEUS PARA OS METODISTAS HOJE.



OS DESAFIOS DE DEUS PARA OS METODISTAS HOJE.
(Fonte: http://www.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=8155 - Roberto Alves de Souza, Bispo na 4ª Região Eclesiástica)

Quando olhamos para a nossa história, observamos que o movimento do povo chamado metodista foi repleto de DESAFIOS. Desafio de reformar uma igreja cujos líderes da grande cúpula estavam envolvidos em práticas de injustiça, corrupção e exploração. Desafio de reformar a nação inglesa que vivia o caos de uma sociedade que enfrentava as consequências da Revolução Industrial como acúmulo de bens e má distribuição de rendas e a passagem do capitalismo comercial para o capitalismo industrial que gerava vários problemas na época.
Como podemos observar historicamente falando, o Metodismo sempre viveu de desafios. Seria diferente no Brasil de hoje? Que DESAFIOS Deus têm para os Metodistas hoje?

Desafio de Liderança:
Rick Warren diz que: "Tudo se edifica ou se derruba segundo é a liderança". Ele declara que "nada acontece sem que alguém proporcione liderança". É necessário liderança para gerar expectativas e atingir o absurdo para muitos. O Bispo Paulo Lockmann declara em relação ao seu objetivo de alcançar 1.000.000 [um milhão] de metodistas no Estado do Rio de Janeiro o seguinte: "um irmão me perguntou há algum tempo: Bispo, o senhor não tem medo de cair no ridículo, e não conseguir alcançar essa meta? Eu não respondi, mas pensei: o meu maior temor é do ridículo, do fracasso, de desistir do que considero ordem e plano de Deus. Assim, prefiro o ridículo de não alcançar ao ridículo de desistir."
Rick ainda declara: Liderança é influência. Essa influência pode ser para o bem ou para o mal, positivo ou negativo, mas uma coisa é certa: estará sempre influenciando, de uma maneira ou de outra.
O mundo precisa de líderes que não se vendam por preço algum, de palavras, que ponham a honra acima do dinheiro, honestos(as) nas pequenas coisas como nas grandes, que sacrifiquem seus interesses pessoais pela comunidade. De líderes que sigam a Cristo sem duvidar e sem desfalecer.
Esse deve ser o retrato da liderança metodista: pastores e pastoras, leigos e leigas. Mas, para isto, surge outro desafio, o do CARÁTER.

Desafio de Caráter:
Rick Warren ainda afirma: "o fundamento da liderança é o caráter e não o carisma". Esta afirmação é profunda e verdadeira, pois quantas vezes verificamos lideranças com grandes carismas, mas sem nenhum caráter. Liderança não se forma apenas com academicismos, mas é questão de caráter.
John Wesley descreve o caráter de um metodista dentro das seguintes afirmações e reflexões:
a.... tem o amor de Deus derramado em seu coração pelo Espírito Santo que lhe foi dado [Romanos 5:5];
b.... ama ao Senhor seu Deus com todo o coração e alma, com toda a mente e as suas forças [Marcos 12:30];
c.... confia integralmente no Senhor e recebe todas as coisas com alegria no coração; seja dificuldade, alegria, enfermidade, seja saúde, vida, seja morte, ele sempre dá graças ao bom Deus, desde o mais profundo do seu coração, sabendo que assim como toda boa dádiva vem do alto, apenas aquilo que é bom poderá vir do Pai das Luzes [Tiago 1:17]. E em virtude dessa confiança, ele(a) não vive ansioso(a) e intranqüilo(a), porque lança sobre Deus toda sua ansiedade e descansa Nele.
d.... ora sem cessar, o que não significa estar sempre na igreja, e sim não perder nenhuma ocasião de lá estar. Não significa viver de joelhos ou com o rosto dirigido ao Senhor, mas com o coração sempre, em todo o tempo e lugar, voltado a Deus. Esteja só ou acompanhado(a), descansando, ocupado(a) ou conversando, deitado(a) ou em pé, Deus esta sempre presente em seus pensamentos.
e.... ama o próximo como a si mesmo. Seu coração está cheio de amor pela humanidade, pelos inimigos(as) e por aqueles(as) o(a) perseguem.
f.... purifica-se de todo sentimento de vingança, inveja, malícia, raiva, ira ou de toda e qualquer inclinação maldosa.
g.... tem como propósito fundamental fazer a vontade de Deus. Sua única intenção, em todo momento e em todas as coisas, não é fazer a própria vontade, mas agradar e fazer a vontade daquele que lhe salvou.
h.... ama ao Senhor e guarda os seus mandamentos, não alguns deles ou a maioria, mas todos, do menor ao maior. Procura evitar tudo o que Deus proíbe, realiza tudo o que Deus ordena, seja fácil, seja difícil, alegre ou doloroso.
i.... coloca-se a serviço de Deus, pronto(a) a obedecê-lo em todas as circunstâncias. Apresenta continuamente seu corpo e sua alma em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, completamente e sem reservas, entregando tudo o que possui para a glória do Pai.
j.... faz o bem a todos, de todos os modos possíveis. Alimenta o faminto, cobre o desnudo, visita os doentes e presos. Além dessas obras de misericórdia, trabalha também em favor de suas almas, despertando os que dormem, animando os cansados e estimulando a todos para que sejam sempre abundantes na obra do Senhor.
Esses são alguns dos muitos desafios para os(as) metodistas hoje. Vamos refletir, analisar e aceitar os DESAFIOS DE DEUS PARA OS METODISTAS(AS) HOJE. "No momento em que desejamos aprender, desejamos ser líderes". [Rick Warren]. Que Deus esteja levantando uma liderança de carisma, mas sobre tudo de caráter no meio do povo chamado metodista.

Bibliografia:
1.Almeida, João Ferreira, Bíblia Sagrada, Sociedade Bíblica do Brasil, 2ª edição, Barueri, SP, 1993.
2.Warren, Rick, Liderazgo con Propósito, Editorial Vida, volume 1, Estados Unidos, 2005.
3.Barbosa, José Carlos, Adoro a Sabedoria de Deus - Itinerário de John Wesley, o Cavaleiro do Senhor, Editora UNIMEP, Piracicaba, SP, 2002.
4.Dicionário Brasileiro Globo, Francisco Fernandes/Celso Pedro Luft/F. Marques Guimarães, Editora Globo, 56ª edição, São Paulo, SP.
5.Lockmann, Paulo Tarso de Oliveira, Circular do Gabinete Episcopal - Por que sigo sonhando?,Rio de Janeiro, RJ, 25.08.2006.